
Bob e seu tutu na reserva Navajo no estado do Arizona (EUA). Todas as imagens via The Tutu Project
Belos cenários e um homem em um tutu rosa contra o câncer de mama. A premissa parece absurda, mas o resultado é o adorável The Tutu Project, obra do casal de fotógrafos estadunidenses Linda e Bob Carey.
Onde tudo começou: Bob em Santa Fé (EUA), em 2003
Em 2003, Bob e Linda mudaram de casa e de vida, abandonando Phoenix, no árido estado do Arizona, por Nova York. O primeiro autorretrato de Bob com o tutu foi feito justamente no caminho entre os dois extremos dos Estados Unidos. “A mudança era excitante, divertida e inspiradora, mas ao mesmo tempo era um giro de 180 graus daquilo que eu conhecia. Então eu peguei o velho, misturei com o novo, e dei uma utilidade ao tutu”, conta o fotógrafo.
Seis meses após a mudança, Linda recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Esse primeiro tumor foi vencido, mas em 2006 a doença reapareceu. “Ao longo desses nove anos, tenho me maravilhado com a sua força, sua beleza, e seu espírito. Parece estranho, mas o câncer nos ensinou que a vida é boa, enfrentá-la pode ser difícil e às vezes a melhor coisa – não, a única coisa – que podemos fazer para encarar mais um dia é rir de nós mesmos, e compartilhar esse riso com os outros.”
A brincadeira teve uma acolhida calorosa, o que inspirou o casal a criar a The Carey Foundation, uma fundação de apoio a mulheres com câncer de mama e suas famílias. O livro Ballerina, que reúne as fotos e as histórias de bastidores das “aventuras de um cara e seu tutu rosa”, foi publicado em outubro de 2012. Todo o dinheiro arrecadado com a venda do livro e das fotos, que podem ser adquiridas separadamente como cartões postais, é revertido para a fundação, que o distribui entre organizações que oferecem assistência psicológica e financeira a mulheres com câncer de mama.
Veja mais fotos adoráveis na página do The Tutu Project no Facebook.
*
A Samuel N08 já está nas bancas! Assine já e apoie a imprensa independente.